Objetivos e Programa

O curso faz parte  do Encontro USP-ESCOLA, um evento que reúne cursos de atualização para professores de diversas disciplinas do ensino médio, com temas e abordagens diversificadas, procurando responder a demandas atuais da escola básica. Com isso, pretende-se não apenas propiciar a atualização de conhecimentos, como também a troca de experiências entre as vivências e práticas educacionais de professores e as diferentes propostas desenvolvidas na USP.

Objetivos

Apresentar aos participantes ferramentas e conceitos na área de Tecnologia Educacional, com ênfase na tecnologias online e da Web; apresentar o uso de ambientes “virtuais” de aprendizagem (AVA); apresentar os princípios e prática da tecnologia moderna de gerenciamento de informação e conhecimento, no contexto de ambientes educacionais; usar ferramentas colaborativas em rede e estudar as suas aplicações no Ensino; prover as ferramentas analíticas necessárias para tomar decisões técnicas e de política na área de tecnologia de informação e comunicação no contexto de instituições educativas.

Professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Programa

Ferramentas colaborativas mediado por internet e seu uso com fins educativos; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Objetos de Aprendizagem; Recursos Educacionais Abertas; Mídia Social e Redes Sociais na Educação.

Bibliografia

Michael Moore e Greg Kearsley, Educação a Distância (EaD): Uma Visão Integrada (Thomson Heinle, 2007): Uma visão muito abrangente do ensino à distância, em todas as suas formas. Muito útil para contextualizar as ferramentas que veremos nesta disciplina.

Terry Anderson, The Theory and Practice of Online Learning, 2nd edition (Athabasca University Press, 2008), disponível online em http://www.aupress.ca/books/Terry_Anderson.php: um livro prático, escrito por acadêmicos e profissionais ativos na área de Tecnologia Educacional (em inglês).

A.W. (Tony) Bates, Teaching in a Digital Age (Tony Bates Associates Ltd 2015), disponível online em https://opentextbc.ca/teachinginadigitalage/.